|


 |
Ana Francisca de Azevedo
Ana Francisca de Azevedo é Professora no Departamento de Geografia,
Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e Investigadora
integrada do Laboratório de Paisagens, Património e Território –
Lab2.PT, colaborando com outros centros de investigação e grupos de
pesquisainternacionais como a Rede Internacional de Pesquisa - Imagens
Geografias e Educação e o Grupo de Pesquisa Modernidade e Cultura da
UFRJ.
Membro da REPORT(H)A - Rede Portuguesa de História Ambiental. Consultora
da National Geographic na série Portugal Countries of the World.
Licenciada em Geografia, desenvolveu o seu
mestrado no âmbito da Educação Ambiental e o doutoramento em Geografia
do Cinema. É autora, co-autora e co-editora de vários livros e
publicações científicas nacionais e estrangeiras. A sua área
preferencial de pesquisa é a Geografia Cultural, linhas de pesquisa de
estudos da paisagem, geografia e arte, geografias do corpo e geografias
pós-coloniais, desenvolvendo acções académicas e no terreno com ênfase
na problemática da ‘paisagem como tecnologia para a organização da
experiência’.
Beatriz Helena Furlanetto
Pianista, pesquisadora e professora de Música de Câmara da Universidade
Estadual do Paraná, Campus I – Escola de Música e Belas Artes do Paraná,
onde concluiu o Bacharelado em Instrumento/Piano (1991) e a
Especialização em Piano (1993). Mestre em Educação (2006) pela
Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutora em Geografia (2014)
pela Universidade Federal do Paraná, com estágio doutoral na Università
degli Studi di Urbino Carlo Bo, Itália. Tem publicado trabalhos sobre
geografia da música, tema das pesquisas em desenvolvimento no estágio
pós-doutoral no Departamento de Geografia da Universidade do Minho.
Carlos Alberto Assis
Pianista, compositor, formou-se em piano pela Escola de Música e Belas
Artes do Paraná, Campus I da UNESPAR – Universidade do Estado do Paraná,
onde leciona Harmonia, Análise Musical, Composição de Trilha Sonora,
Instrumentação e Orquestração e Fundamentos de Prática Corporal
Aplicada. Mestre em Música – Execução Musical/Piano pela Universidade
Federal da Bahia, 2007. Doutor em Música – Práticas Interpretativas/
Piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016. É também
médico formado pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, com
especialização em Homeopatia, Acupuntura e Ginástica Terapêutica
Chinesa.
Francisco Monteiro
Iniciou os seus estudos de piano no Porto com Helena Costa, tendo
terminado o Curso Superior de Piano no Conservatório da cidade. É
diplomado pela Universidade de Música de Viena – Áustria (Diploma de
concerto – piano, classe de Noel Flores), pela Fac. Letras da
Universidade de Coimbra (Mestrado em Ciências Musicais, Interpretação e
Educação Musical, orientador Gerard Doderer) e pela Universidade de
Sheffield - Reino Unido (Doutoramento em Música Contemporânea, A geração
de Darmstadt Portuguesa, orientadores Peter Hill e George Nicholson).
Pianista (solista e grupos de câmara), compositor, maestro e
investigador (INET-MD, DeCA, Universidade de Aveiro), é Professor
Coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do
Porto. Tem trabalhos diversos publicados sobre Jorge Peixinho, Emmanuel
Nunes, música contemporânea, análise, teoria e estética musical.
Joana Gama
Pianista e investigadora portuguesa que se desdobra em múltiplos
projetos – a solo e em colaborações – nas áreas do cinema, da dança, do
teatro, da fotografia e da música. Estudou no Conservatório de Música
Calouste Gulbenkian de Braga, na Royal Academy of Music de Londres e na
Escola Superior de Música de Lisboa, onde completou a Licenciatura em
Piano. Em 2010, na classe de António Rosado, concluiu o Mestrado em
Interpretação na Universidade de Évora, onde defendeu em 2017 a tese de
doutoramento Estudos Interpretativos sobre música portuguesa
contemporânea para piano: o caso particular da música evocativa de
elementos culturais portugueses, como bolseira da FCT. Grande parte
dos seus projectos mais recentes estão editados em disco – em editoras
como Room40, MPMP, Shhpuma e Pianola – e receberam elogios da crítica
especializada.
Luís Pipa
Pianista e professor de Piano e Música de Câmara na Universidade do
Minho. É Doutorado em Performance pela Universidade de Leeds, Master
of Music in Performance Studies pela Universidade de Reading, e
diplomado em piano com distinção pelo Conservatório de Música do Porto;
estudou ainda na Academia Superior de Música e Artes Dramáticas de Viena
- Áustria. Publica regularmente artigos sobre técnica, interpretação e
pedagogia pianística em revistas nacionais e internacionais. Como
pianista tem uma extensa carreira a solo, tendo ainda colaborado com
grandes solistas, maestros e orquestras de renome. Orientou diversas
master classes de piano em numerosos países europeus e integra
regularmente júris internacionais de concursos pianísticos. As suas
várias gravações em CD abarcam desde o repertório Barroco ao do século
XX, incluindo algumas das suas próprias composições. Uma crítica do
Piano Journal (2014) ao seu CD Portugal (DN, 2009) descreve Luís Pipa
como um pianista de grande “profundidade, poder e nobreza”. As últimas
gravações incluem um duplo CD com obras de W.A Mozart (Tradisom, 2018) e
outro com obras de Vianna da Motta (Toccata Classics, 2018). É o atual
presidente da delegação portuguesa da European Piano Teachers
Association (EPTA-Portugal) e vice presidente da EPTA Internacional.
Margareth Milani
Professora adjunta da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/Campus e
Curitiba I/Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), Brasil,
desde 1994. Doutora em Práticas Interpretativas/Piano pela Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (2016) com a tese Percepções e
concepções sobre corpo, gesto, técnica pianística e suas relações nas
vivências de alunos de piano de dois cursos de Graduação em Música.
Mestre em Execução Musical/Piano pela Universidade Federal da Bahia
(2008) com a dissertação Prelúdios Tropicais de Guerra-Peixe: uma
análise estrutural e sua projeção na concepção interpretativa da obra.
Especialista em Educação Musical/Piano pela EMBAP (1997) com a
monografia Algumas reflexões sobre o ensino do piano. Bacharel em
Instrumento/Piano pela EMBAP (1989). Experiência na área de Música com
ênfase em Performance Instrumental/Piano, Música de Câmera, Educação
Musical e Pedagogia do Piano.
Miguel Bandeira Duarte
Licenciado em Design de Comunicação (FBAUP/1994) é doutorado em Belas
Artes: Desenho (FBAUL/2016) com a tese O Lugar e o Objeto como
circunstância do Esquisso, financiada pela FCT. É docente, Professor
Auxiliar, na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho (EAUM) e
Diretor do Museu Nogueira da Silva – unidade cultural da Universidade do
Minho desde 2015. Membro investigador do Lab2PT – Laboratório de
Paisagens, Património e Território, é editor da revista PSIAX e
coordenador do Estúdio UM desde 2008.
Paulo Freire de Almeida
Licenciado em Artes Plásticas/Pintura em 1993, é docente doutorado em
Desenho na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho e
Investigador do Laboratório de Paisagens Património e Território. Nessa
qualidade tem-se dedicado ao estudo da perceção do espaço e das formas
contemporâneas de representação da paisagem em pintura e desenho,
especialmente no tema das paisagens anónimas e comuns da periferia e do
quotidiano. Como artista visual dedica-se à série de desenhos “Sombra
Eléctrica”.
Vincenzo Riso
Professor Associado na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho
(EAUM) desde 2011, onde, durante vários anos tem sido responsável pelos
cursos do Laboratório de Urbanística (1º ano MIARQ) e mais recentemente
do Atelier Património e Reabilitação (5º ano MIARQ). De 2012 a 2015
exerceu ainda o cargo de Presidente da EAUM. Em 1994 licenciou-se pela
Faculdade de Arquitectura da Universidade de Florença e aqui, em 2006,
doutorou-se. Desde então tem vindo a desenvolver uma actividade de
investigação baseada no princípio inspirador da ‘renovação’, entendido
como manifestação da multiplicidade e da temporalidade dos processos de
construção em qualquer escala de intervenção, do edifício até ao
território extenso. Tem publicado vários ensaios em livros e revistas
internacionais em 2008 foi premiado no Bruno Zevi prize for a
critical essay about Modern Architecture.
|
|
|