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Alessandro Dozena
Tornou-se geógrafo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro) e músico pela Universidade Livre de Música (ULM-São Paulo). É Professor Associado do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGE-UFRN) e professor do Mestrado Profissional em Geografia (GEOPROF-UFRN). Realizou mestrado e doutorado em Geografia Humana na Universidade de São Paulo (USP-São Paulo), com doutorado-sanduíche na Universidad de Barcelona (UB). Realizou estágio pós-doutoral na Université Paul-Valéry Montpellier (UPV) como bolsista da CAPES, tendo sido convidado para atuar como professor na mesma universidade em 2020. Organizou e publicou os livros: Geografia e Música: Diálogos (2016), Espaço-Tempo: Enredos entre Geografia e História (2015), A Geografia do Samba na Cidade de São Paulo (2012) e São Carlos e seu Desenvolvimento: Contradições Urbanas de um Polo Tecnológico (2008). É Tutor do Programa de Educação Tutorial - PET Geografia (UFRN), Editor da Revista Geograficidade, integrante do Grupo Vocal Octo Voci da Escola de Música da UFRN (EMUFRN) e membro do Comitê Géographies Culturelles vinculado ao Comitê Nacional Francês de Geografia (CNFG).
Ana Francisca de Azevedo
Ana Francisca de Azevedo é doutorada em Geografia pela Universidade do Minho, Prof.ª Auxiliar no Departamento de Geografia da Universidade do Minho, Investigadora Integrada no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e Investigadora Convidada no Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2.PT). Desenvolveu investigação de carácter prolongado na Danish Research Academy, no âmbito da Competência para a Acção Ambiental e Geografias da Infância, assim como na University College London, no âmbito da Geografia e Estudos Culturais da Paisagem. Colabora também com várias universidades na América-latina, entre elas a UFRJ, a UFRG e a UAB. Consultora da National Geographic Society e revisora de publicações científicas nacionais e estrangeiras. Raramente publica em língua estrangeira e conta com diversas publicações em língua portuguesa, entre elas, os livros A ideia de Paisagem (2008) e A Experiência de Paisagem (2012), bem como capítulos e edição de livros tais como; Ensaios de Geografia Cultural (2006), Geografias Pós-coloniais (2007), Geografias do Corpo (2009), Intervalo:Entre Geografia e Cinema Vol.I/II (2015), Geografias Culturais da Música (2018), Narrativas, Geografias & Cartografias (2020). Foi agraciada com a Menção Honrosa da Associação Portuguesa de Geografia. Colabora com várias universidades e redes de pesquisa em Portugal e no estrangeiro como geógrafa e activista. Fundadora e membro do colectivo itinerante de pesquisa Paisagem.húmus.
Beatriz Helena Furlanetto
Pianista, Pesquisadora e Professora de Música de
Câmara da Universidade Estadual do Para-ná, Campus I – Escola de Música
e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Bacharel em Instrumen-to/Piano (1991) e
Especialista em Piano (1993) pela EMBAP. Mestre em Educação (2006) pela
Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutora em Geografia (2014)
pela Univer-sidade Federal do Paraná, com estágio doutoral na Università
degli Studi di Urbino Carlo Bo, Itália, e estágio pós-doutoral (2019) na
Universidade do Minho, Portugal. Atualmente realiza concertos musicais,
desenvolve e publica livros e artigos relacionados à Geografia Cultural
da Música que versam sobre paisagem sonora, festas populares, geografias
emocionais e música brasileira. Carlos Alberto Assis
Pianista, compositor, arranjador, regente,
formou-se em piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Campus
I da Universidade do Estado do Paraná, onde atua como Coordenador do
Curso Superior de Composição e Regência, e leciona as disciplinas de
Análise Musical, Instrumentação e Orquestração e Fundamentos da
Performance Musical. Mestre em Música – Execução Musical/Piano pela
Universidade Federal da Bahia (2007). Doutor em Música – Práticas
Interpretativas/Piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(2016). É também médico formado pela Faculdade Evangélica de Medicina do
Paraná (1988), com especialização em Homeopatia, Acupuntura e Ginástica
Terapêutica Chinesa. Carlos Alberto Augusto
Compositor, designer de som e especialista em
comunicação acústica. F. Amílcar Cardoso
F. Amílcar Cardoso é Professor Catedrático da
Universidade de Coimbra (FCTUC), onde leciona temas como inteligência
artificial, criatividade computacional e design sonoro. Realiza
investigação no Centro de Informática e Sistemas (CISUC), onde integra o
grupo Cognitive and Media Systems. É vice-presidente da direção do
Instituto Pedro Nunes, o interface tecnológico da UC com o tecido
empresarial. Filipa Magalhães
Filipa Magalhães estudou Canto no Conservatório
Nacional de Lisboa, na classe da Professora Filomena Amaro. Em 2006,
licenciou-se em Musicologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
da Universidade NOVA de Lisboa. Em 2013 concluiu o mestrado em Artes
Musicais: Estudos em Música e Tecnologias na mesma faculdade. E em 2020,
conclui o doutoramento em Ciências Musicais também na Universidade NOVA
de Lisboa. Ao longo da sua investigação doutoral trabalhou
especificamente sobre um conjunto de obras de teatro-música da
compositora Constança Capdeville, tendo em vista a recuperação das
mesmas por meio da sua documentação. É investigadora do CESEM e membro
integrado do Grupo de Investigação em Música Contemporânea (GIMC),
dedicando-se à linha de investigação “Preservação e Documentação da
Herança Musical” do período Avant-Garde português. Francisco Monteiro
Diplomado em piano pelo Conservatório de Música
do Porto. Licenciado em piano pela Universidade de Música e Artes
Performativas de Viena (Áustria). Mestre em Ciências Musicais pela
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutorado em Música
Contemporânea pela Universidade de Sheffield (Reino Unido). João Castro Pinto
João Castro Pinto iniciou a sua actividade, como
compositor e performer de música experimental, na segunda metade da
década de 90. A sua produção situase entre os domínios da soundscape
composition, live electronics improvisation, música electroacústica e
arte radiofónica. É licenciado em Filosofia (Universidade Nova de
Lisboa), estando a concluir um doutoramento na Universidade Católica
Portuguesa, Escola das Artes – C.I.T.A.R., sobre a composição de
paisagens sonoras. Tem apresentado o seu trabalho pela Europa, América e
Ásia, em festivais e eventos como: INAGRM Banc d’Essai - Multiphonies
1617 (França), ICMC – International Computer Music Conference (EUA),
Experimental Intermedia Foundation (EUA), Festival Poetronica (Rússia),
ISCM – World Music Days Festival (Estónia), Visiones Sonoras (México),
Espacios Sonoros (Argentina), Audio Art Festival (Polónia), Wien Modern
(Áustria), SICMF – Seoul International Computer Music Festival (Coreia
do Sul), Música Viva (Portugal), etc.. A sua música encontra-se
publicada em editoras como: Miso Records (Portugal), Unfathomless
(Bélgica), Hemisphäre (Austrália), Grimaces Éditions (Suíça), OtO
(Japão), Triple Bath (Grécia), etc. Luís Pipa
Luís Pipa, Pianista, professor de Piano e Música
de Câmara e membro do grupo de investigação em artes do CEHUM na
Universidade do Minho, nasceu na Figueira da Foz, Portugal. É Doutorado
em Performance pela Universidade de Leeds, Master of Music in
Performance Studies pela Universidade de Reading, e diplomado em piano
com distinção pelo Conservatório de Música do Porto; estudou ainda na
Academia Superior de Música e Artes Dramáticas de Viena (Áustria).
Publica regularmente artigos sobre técnica, interpretação e pedagogia
pianística em revistas nacionais e internacionais. Como pianista tem uma
extensa carreira a solo, tendo ainda colaborado com grandes solistas,
maestros e orquestras de renome. Orientou master classes de piano em
numerosos países europeus e integra regularmente júris internacionais de
concursos pianísticos. As suas várias gravações em CD abarcam um vasto
repertório, incluindo algumas das suas próprias composições. Uma crítica
do Piano Journal (2014) ao seu CD Portugal (DN, 2009) aponta Luís Pipa
como um pianista de grande “profundidade, poder e nobreza” e a sua
interpretação de obras de Vianna da Motta (CD, Toccata Classics, 2018) é
descrita, na mesma publicação, com palavras como “sedutora”, “profunda e
comovente”, possuindo “magnitude e delicadeza de expressão”. As suas
últimas gravações em CD incluem ainda obras para piano de W.A Mozart
(Tradisom, 2018), Clementi, Beethoven, Dussek e Reinecke (Tradisom,
2019), Phillip Scharwenka (Toccata Classics, 2020) e Óscar da Silva
(Toccata Classics, 2020). É o atual presidente da delegação portuguesa
da European Piano Teachers Association (EPTA-Portugal) e membro do Board
of Trustees da EPTA internacional. Luísa Costa Gomes
Luísa Costa Gomes (1954-) Nasceu em Lisboa.
Licenciada em Filosofia. Começou a publicar nos anos oitenta do século
passado e tem escrito romances, contos, peças de teatro, dramatur-gias,
libretos, crónicas e guiões. Traduziu Duras, Stein, Jarry, Kleist.
Fundou recentemente a sua própria editora, O Único e a sua Propriedade,
onde publica edições diminutas das suas obras. Escreveu um livro de
contos, Afastar-se, que espera edição na Dom Quixote em 2021 e traduziu
outra obra-prima de Kleist, Pentesileia, que espera encenação no Teatro
do Bairro neste mesmo ano. Ultimamente dedica-se à ilustração e à
pintura. Margareth Milani
Margareth Milani, Professora Adjunta da
Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Curitiba I -
Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP, desde 1994. Professora
credenciada como colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Música
(PPGMUS) Mestrado em Música da UNESPAR/EMBAP, desde 2019 e como
professora permanente desde 2021. Coordenadora do Programa de Bolsas
DIEUWERTJE MEIJER - EMBAP, desde 2011. Coordenadora do Curso de
Especialização em Performance Musical 2020-2021 /UNESPAR EMBAP. Doutora
em Práticas Interpretativas/Piano pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul, UFRGS/2016 com a tese “Percepções e concepções sobre
corpo, gesto, técnica pianística e suas relações nas vivências de alunos
de piano de dois cursos de graduação em Música”. Mestre em Execução
Musical/Piano pela Universidade Federal da Bahia, UFBA/2008 com a
dissertação “Prelúdios Tropicais de Guerra-Peixe: uma análise estrutural
e sua projeção na concepção interpretativa da obra”. Especialista em
Educação Musical/Piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná,
EMBAP/1997 com a monografia “Algumas reflexões sobre o ensino do piano”.
Bacharel em Instrumento/Piano pela Escola de Música e Belas Artes do
Paraná, EMBAP/1989. Suas áreas de interesse são: Piano/Performance;
Práticas interpretativas; Corpo e gesto musical na construção da técnica
pianística; Processos de prática deliberada; Processos criativos no
ensino do piano. Mariana Seiça Mohammed Boubezari
Mohammed Boubezari é investigador da
Universidade Lusófona de Lisboa. Doutorado em arquitetura pela
Universidade de Nantes, opção em ambiências arquitetónicas e urbanas.
Coordenador na Parque EXPO do estudo do PDAU de Argel de 2013 a 2017,
com uma visão para 2015-2035. Chefe de projetos para a preparação de
operações de reabilitação da medina de Meknes, em Marrocos, para o Banco
Europeu de Investimento. Ele tem colaborado em várias investigações, em
particular sobre a sociabilidade mediada no início das práticas da
Internet. Trabalhou sobre o conforto sonoro em ambiente habitado, cuja
tese de doutoramento foi publicada. Depositou uma patente para a qual
desenvolveu um método preditivo de representar a paisagem sonora durante
vários anos, no laboratório CAPS-IST, como investigador responsável,
financiado pela FCT. É consultor internacional de paisagem sonora, foi
consultor até fevereiro de 2019 da Wilaya de Argel (Governo civil) e do
CNERU na questão do plano de Argel e da frente marítima da capital
argelina. Nils Meisel
Nils Meisel (Münster, Alemanha, 1981). É artista
de som e sound designer residente no Porto. Pedro Martins
Pedro Martins é doutorado em Engenharia
Informática, Mestre em Informática e Sistemas e Licenciado em
Matemática, com especialização em Computação, pela Universidade de
Coimbra. Os seus principais interesses de investigação encontram-se nas
áreas de Criatividade Computacional, Visão por Computador, Arte
Computacional, Sonificação e Arte Sonora Digital. Ricardo Iván Barceló Abeijón
Guitarrista, docente, compositor e investigador.
É doutor em Música pela Universidade de Aveiro e mestre em performance
pela Escola Superior de Música e Dança de Roterdão, tendo-se formado a
nível de licenciatura no Real Conservatório Superior de Música de
Madrid. É membro do Núcleo de Investigação Musical do Grupo
GIARTES-CEHUM, da Universidade do Minho. Recebeu os prêmios de guitarra
“Alirio Díaz” (Sevilha, 1987) e o da Sociedad Estatal del V Centenario
(Madrid, 1990). Foi laureado no Concurso Hispano-Luso de Composição de
Guitarra Clássica “Ciudad de Badajoz”, em 2006, pela sua obra a solo
Máscaras. É autor dos livros La Digitación Guitarrística, Adestramento
Técnico para Guitarristas (Real Musical) e O Sistema Posicional na
Guitarra (NEA). As suas composições para guitarra e música de câmara
foram publicadas por Real Musical, Carisch, Lemoine, Diputación de
Badajoz e AvA. É coautor da primeira tradução para castelhano do Método
para Guitarra, de Fernando Sor (Labirinto), e do livro Canto para tocar.
Toco para cantar (Diego Marín). Tem publicado vários artigos em revistas
especializadas, como Sexto Orden, Il Fronimo, Roseta e Soundboard, entre
outras. Mantém atividade artística a nível internacional como solista de
guitarra, e também integrando conjuntos musicais. Gravou os CDs Por las
calles de Maldonado, Aromas de Sefarad, Máscaras e Música
Latino-americana del siglo XX para Guitarra. Participa regularmente em
conferências sobre pesquisas relacionadas com a história e técnica da
guitarra, em júris de diversos concursos, e como docente em
masterclasses. É diretor artístico do Festival Internacional de Guitarra
de Maldonado e da Orquestra da UMinho. Atualmente é Diretor do
Departamento de Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas da
Universidade do Minho, desempenhando também funções docentes no mesmo
Departamento. Rodrigo Paglieri
Rodrigo Paglieri nasceu no Chile, viveu no
Brasil de 1988 a 2018, e atualmente reside em Portugal onde é Professor
Auxiliar Convidado no curso de Artes Visuais da Escola de Arquitetura da
Universidade do Minho. Desde 2019 Paglieri é Doutor em Artes Visuais
pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da
Universidade Federal do Rio de janeiro - PPGAV/EBA/UFRJ. Em 2018
Paglieri residiu em Barcelona onde desenvolveu sua pesquisa na
Universitat de Barcelona como bolsista da Capes. O artista/pesquisador
é Mestre em Poéticas Contemporâneas pela Universidade de Brasília -
UnB desde 2006 e graduou-se como Bacharel em Artes Visuais também na
UnB em 1998. Paglieri tem desenvolvido seu trabalho em duas direções;
uma para fruição em galeria com produção de objetos acionados por
mecanismos e video-instalações, e outra de intervenção urbana,
voltada para espaços públicos. Em 2014 abre sua pesquisa
artística/teórica na direção da caminhada como uma prática
artística a partir dos processos sócio-políticos que se dão na
paisagem e do mapa, isto aliado a sua permanente investigação sobre o
uso da tecnologia no fazer artístico. A caminhada além de ser o foco
da investigação poética na realização dos últimos trabalhos, foi,
também, o objeto central da sua pesquisa de doutorado. Desde 1998, tem
realizado exposições individuais; concebido, participado e organizado,
inúmeros eventos, tais como: Exposições Coletivas, Workshops, Cursos,
Aulas Públicas e Conferências. Recebeu prêmios e distinções estando
representado em instituições e coleções privadas. Como professor do
ensino superior, atua desde sua formação, como Professor Convidado em
importantes Universidades Federais, nomeadamente Universidade de
Brasília e Universidade Federal do Rio de janeiro e em respeitadas
universidades particulares. |
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