OBJECTO DO MÊS / FEVEREIRO

 

 

 

 

 

 

Retrato miniatura

de Bouvier, séc. XIX, representando

Domingos Falcão Barata, da Quinta

de Lamoso, Caldelas, Amares.

PN-78

6,2cm x5,2cm

 

 

 

 

 

 

Esta miniatura, a óleo sobre marfim, com moldura de ouro, está assinada por um importante miniaturista da Escola Suíça: Pierre-Louis Bouvier (1766-1836). Este artista que nasceu em Genebra, estudou na Academia de Paris (1785-1788) e frequentou, na mesma cidade, o estúdio do célebre miniaturista e pintor Antoine Vestier (1740-1824). Regressou ao seu país e começou a executar retratos miniatura a óleo, aguarela e gouache sobre marfim, tendo logo exposto, dois retratos no Salão de Genebra (1788). Foi nomeado, em 1828, Diretor da Escola de Desenho em Genebra, lugar que ocuparia até ao final da sua vida. Foi ainda o autor do livro Manuel des Jeunes Artistes et Amateurs en Peinture, editado em 1827, tendo sido muito apreciado pelos especialistas e várias vezes reeditado.

Bouvier viajou por diversos países europeus tendo retratado várias personalidades, entre elas a Imperatriz Josefina (1812), cujo retrato miniatura se encontra no Museu de Louvre. As suas obras estão dispersas por várias colecções europeias.

 

Com tradição em Portugal desde o século XVI, o retrato em miniatura era maioritariamente utilizado para “reconhecimento dos diversos personagens implicados em negociações diplomáticas, especialmente dos intervenientes em contratos matrimoniais, como explica Anísio Franco, no catálogo da exposição “Miniaturas portuguesas na Colecção do MNAA”. (…)

Mas convém não esquecer outras topologias: a dos retratos de família, mais intimistas, dos retratos para um ente amado, que se generalizaram depois das revoluções liberais. Em qualquer dos casos, o artista valoriza a pose com que pinta o retratado e procura captar aspectos singulares como a expressão do olhar, o arranjo do cabelo, assim como as jóias, monogramas ou condecorações que exibe, fundamentais para construir a “persona”.

  

Bibliografia consultada:

“Miniaturas e pequenos retratos” in L+Arte, nº49, Junho 2008, pág.78.

http://www.sikart.ch/kuenstlerInnen.aspx?id=4024138