Oficinas / performances  Workshops / performances

 

Caminhada aumentada

Workshop e caminhada multimédia com CGeomap

Geert Vermeire

 

Baseado no tema I / O: “eu” e “outro” e também “dentro” e “fora” o artista convida contribuir a um projeto artistico de mapeamento e caminhada multimédia através a criação colaborativa de múltiplas camadas reais e imaginárias do território entre EAUM e o centro histórico de Guimarães.

O resultado será apresentado como caminhada multimédia para telemóveis durante o período do evento/exposição "Walking tales" (11-25 de julho 2020).

 

O artista vai criar em conjunto com os participantes um mapeamento artístico temporal e espacial, através da utilização de camadas de conteúdos, espaços e tempos objectivos e subjectivos sobrepostos e interagentes, representando várias dimensões de dentro / fora e encontros / desencontros com outros, partindo de movimentos corporais, gravações sonoras e vídeo, e textos filosóficos e literários, histórias pessoais dos participantes e habitantes do território.

 

A criação colaborativa acontecerá no formato de workshop como um diálogo criativo entre som, imagem, narrativa espacial, escrita criativa e práticas artísticas in situ, artes performativas / práticas de movimento e arquitectura. Nenhum conhecimento prévio de tecnologia é requerido.

 

+ Info CGeomap

 

 

Workshop/Projeto RADIONÔMADA

Uma caminhada de escuta da paisagem pela captura das ondas de rádio

Rodrigo Paglieri

 

A proposta visa investigar à paisagem por meio da interação entre a geografia de um lugar e a captação, transmissão e escuta de ondas de rádio numa situação de deslocamento. Será realizada, em conjunto com os participantes do workshop, uma caminhada por Guimarães e entorno sintonizando as rádio locais e enviando o áudio via streaming para um rádio/mapa on-line hospedado numa página na internet criada especificamente para o evento. Os participantes poderão construir paisagem sonoras e relacionais a partir da experiência do corpo na paisagem numa caminhada de longa duração e da experiência de captura nômade de ondas de rádio.

 

O workshop a ser realizado com os estudantes de Artes Visuais da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, se insere no contexto de apresentar aos alunos uma oportunidade de experimentar o caminhar como prática artística, no âmbito do grupo de pesquisa Andando que atua na investigação e divulgação das práticas artísticas nômades no curso de Artes Visuais da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho. O workshop, em suma, consiste numa caminhada de 1 dia e 15 km saindo de Guimarães e na criação de uma estação de rádio digital sobre a plataforma do Google Maps, com uma interface gráfica de mapa com rastro por geolocalização.

 

Trata-se de uma proposta de experiência artística do caminhar, da cartografia  e da paisagem sonora, tendo a caminhada como processo cartográfico e o rádio como instrumento coletivo de desenho de mapas e paisagens sonoras. O rádio será o instrumento para a construção das relações de alteridade, por meio do compartilhamento dos discursos, das lutas e da música.

 

O workshop tem duas fases simultâneas e relacionadas. Uma das fases é a caminhada por estradas interiores e secundárias, com uma mochila equipada com um rádio analógico, um celular e uma antena auxiliar, própria para a faixa FM, capturando as emissões das rádios de cada aldeia, vila e cidade por onde passar o percurso. A outra fase consiste em re-transmitir via streaming, ou seja, em tempo real pela internet, o áudio das emissoras locais captado pelo rádio analógico transportado na mochila. O áudio do rádio analógico será digitalizado e enviado para www.radionomade/workshop.art o sítio que criamos para hospedar o rádio/mapa na web.

 

O rádio/mapa do Workshop/Projeto Radionômada, será uma estação de rádio digital sobre a interface gráfica do Google Maps, que mostrará, em tempo real, a localização e os deslocamentos do grupo no mapa, via rastro de GPS; ao mesmo tempo em que transmite ao vivo o áudio de rádio capturado in loco. A interface gráfica relacionará o som transmitido, ao lugar correspondente no mapa. O site também contará com o recurso de identificar a rádio que está sendo transmitida e a sua geolocalização criando um ícone de uma antena no mapa, que funcionará como link de acesso ao nome da estação de rádio e a um diário online que será escrito em tempo real sobre o local e a comunidade.

 

A programação do rádio/mapa será aleatória, resultado da re-transmissão da programação musical das rádios pelas quais passar o projeto. Será uma colagem sonora composta ao acaso pelo encontro com as antenas de transmissão em FM, enriquecida pela diversidade dos discursos e dos sons. Fala-se de programação aleatória porque a sintonia do rádio re-transmitida será determinada pelo percurso. Caminharemos com um rádio sintonizado numa única frequência e, a mudança de estação se dará naturalmente, à medida que nos afastarmos de uma antena transmissora e nos aproximarmos de outra. A idéia é que a programação do rádio/mapa, se construa como uma trilha sonora, em ligação direta com a trilha do caminho a percorrer.

 

 

calendário

timetable