O Museu Coleção e Jardim Exposições Fototeca Actividades Educação Edições
   
 

 

Ana Leando e Inês Varandas
Como arquivar um meteorito

Curadoria de Carla Cruz

De 18 de março a 13 de maio de 2023

Museu Nogueira da Silva (Av. Central 61, Braga)

Entrada gratuita



Verão de 1969. 20h17min. Neil Armstrong pisa solo lunar e observa a terra em quarto minguante. Todos nós conhecemos esta imagem. 54 anos depois as pegadas ainda lá estão.
A ida à lua vive na imaginação de inúmeras gerações, é o astro mais próximo de nós e um dos poucos que podemos observar a olho nu. Há milhares de anos que olhamos para o céu e fantasiamos sobre o que se poderá encontrar fora do nosso alcance. Este fascínio não parece cessar, a corrida espacial volta a ser manchete de noticiários, a história repete-se.
Nesta fração temporal, onde sentimos a nossa casa colapsar, vemos investimentos no longínquo e inalcançável como se tal fosse solução. Achamos pertinente retirar memórias das gavetas e olhar para este grande imaginário coletivo que partilhamos. Cruzamos arquivos da NASA, noticiários de 1969 e o arquivo do etnógrafo Rocha Peixoto, ficcionando o passado numa tentativa de entender o futuro.
Esta exposição foi produzida através de processos anuais, um low-tech do high-tech, devido a uma necessidade interior de abrandar, de nos aproximarmos de ritmos mais naturais e terrestres. Perguntamo-nos: o verdadeiro explorador é aquele que trabalha a terra ou quele que dela foge?.


 

   

Biografia (resumida)

Ana Leandro (Vila Real). Realizou a Licenciatura em Artes Visuais na Escola de Arquitetura, Arte e Design em Guimarães. A sua prática artística tem por base o quotidiano para a criação de narrativas ficcionais, com enfoque nas questões do antropoceno e na dicotomia do natural com o industrial. Neste momento encontra-se a fazer uma residência artística inserida no projeto triangular.


Inês Varandas (Chaves). Realizou a Licenciatura em Artes Visuais na Escola de Arquitetura, Arte e Design em Guimarães, onde o seu trabalho se centrou à volta de temas como a iconografia, a palavra como desenho e atribuidora de significados e as relações que se estabelecem entre o corpo e os locais onde este habita. Foi uma das vencedoras do prémio Arte Jovem da Fundação Millenium BCP em 2022. Neste momento encontra-se a fazer uma residência artística inserida no projeto triangular.a .


   
   
   
   

Museu e Jardim
Terça a Sexta: 10:00 - 12:00 – 14:00 - 17:00
Sábado: 14:00 – 17:00

Galerias e Cafetaria
Terça a Sexta: 10:00 - 12:30 – 14:00 - 18:30
Sábado: 14:00 – 18:30

Encerra à Segunda-feira, Domingo e Feriados

 

Av. Central 61
4710-228 Braga  Portugal

+351 253 601 275

sec@mns.uminho.pt

   

mns ©2021