O Museu Coleção e Jardim Exposições Fototeca Actividades Educação Edições
 
   
 

Ângela Berlinde
Transa, Baladas do Último Sol


De 21 de janeiro a 11 de março de 2023
Museu Nogueira da Silva (Av. Central 61, Braga)

Entrada gratuita




Transa, Baladas do Último Sol

Ângela Berlinde mergulha no seu arquivo para extraír formas e funções poéticas e políticas a partir da conjuntura cartográfica que a levou a habitar, na última década, duas terras intrinsecamente conectadas pelo expansionismo da história moderna: a sua terra natal, Portugal, e o filho mestiço, Brasil.
Transa surge como reflexão sobre a existência contemporânea, ameaçada pelo limbo e brutalidade dos processos de colonização que agora se revertem. A Terra, neste tempo suspenso, parece ecoar um grito surdo que agrega todas as forças civilizatórias juntas - as repressoras e as subalternas, as da história maioritária e as minorias, a mulher, o negro, o indígena, o colonizador.
Na vastidão da floresta amazónica Transa convida-nos para uma danç
a estética e existencial através do hibridismo da fotografia e surpreende-nos com mitos e contos indígenas, numa personificação da graça criativa e fecundadora da natureza.
Artista e investigadora no campo do hibridismo da Fotografia, Angela interessa-se pelo lugar do artista nestes tempos obscuros e apela a uma ressignificação do tempo presente, numa tentativa poética de captar o curso irreversível do tempo e de todos os acontecimentos brutais que permanecem a marcar o curso da história. Sem medo do escuro, a artista traz para o campo da arte o gesto político de propagar alegorias que pairam no limbo, não somente entre o documental e o ficcional, mas entre-tempos, entre histórias e geografias, entre passado e futuros, entre Portugal e Brasil.

   

Biografia
Ângela Berlinde (Porto, 1975) é artista, investigadora e curadora na área da Fotografia Contemporânea. Doutora em Comunicação Visual pela Universidade do Minho com pesquisa nas comunidades indígenas do Brasil e pós-doutorada pela Escola de Belas Artes da Universidade do Rio de Janeiro em Fotografia Híbrida. É co-fundadora do Festival “Encontros da Imagem” em Braga tendo composto a direção geral e artística. Integra atualmente a equipa de coordenação geral do Fotofestival SOLAR no Brasil, no qual é sua consultora artística. É co-fundadora do Atlas Digital de Fotolivros em Portugal, uma plataforma dedicada à reflexão e pensamento crítico em torno das visualidades implícitas ao fotolivro e transversalidade das narrativas. Vive entre Portugal e Brasil.
www.angelaberlinde.com


   
   
   
   

Museu e Jardim
Terça a Sexta: 10:00 - 12:00 – 14:00 - 17:00
Sábado: 14:00 – 17:00

Galerias e Cafetaria
Terça a Sexta: 10:00 - 12:30 – 14:00 - 18:30
Sábado: 14:00 – 18:30

Encerra à Segunda-feira, Domingo e Feriados

 

Av. Central 61
4710-228 Braga  Portugal

+351 253 601 275

sec@mns.uminho.pt

   

mns ©2021