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Lesia Maruschak
The Land Was Made For You And Me

De 17 de setembro a 30 de outubro de 2021
Museu Nogueira da Silva (Av. Central 61, Braga)

Entrada gratuita



Encontros da Imagem


 

PT
This Land Was Made For You And Me é uma releitura da história, e uma exploração da identidade cultural. É a história de uma jovem Anna, um ser de memória, narrativa e mito. É uma história enraizada no passado, que se estende até ao nosso tempo. A história começa com a ideia de pertencer quando pertencer é impossível. Tendo eu sido uma criança que cresceu nas pradarias canadianas, entendi que a minha família e eu éramos diferentes. As minhas primeiras perceções disso remontam a 1967, tinha eu seis anos. Eu não sabia falar inglês. Ninguém fora da nossa comunidade conseguia dizer o meu nome. É Lesia. Sou descendente de imigrantes ucranianos que vieram para o Canadá em busca de uma vida melhor. Ao contrário disso, junto com 8.579 outros homens, mulheres e crianças, eles acabaram aprisionados entre 1914-1920. Ficaram cercados por arame farpado e guardas armados. Os seus sonhos ruíram, junto com os seus direitos e liberdades. Comecei a trabalhar neste projeto em 2020 e descobri um passado cuidadosamente organizado de histórias marginalizadas: terras desocupadas por colonizadores; a subsequente imigração de milhares que funcionavam como veículo para o programa de expansão económica do governo, e o seu posterior aprisionamento como armas de guerra. Este projeto é a minha retaliação. É como se fosse um diário de viagem, eu uso um sistema de codificação para desvendar a trama emocionalmente construída, e para explorar a natureza palimpsesto / fluida da identidade cultural. As hierarquias dos enredos históricos são diminuídas; textos de arquivo acompanham as paisagens pictóricas recoloridas daquela época; cartazes publicitários do governo precedem imagens de paisagens de inverno canadianas; e recortes de jornais acompanham as cartas de Anna, que escrevi como se fosse uma mulher aprisionada. Estas camadas são inspiradas pela noção de Stuart Hall de que a identidade cultural é “uma questão de vir a ser, tanto quanto de ser”; as cartas expressam a experiência vivida “dos outros”, como discute Eduard Said no seu livro Orientalism. Insiro-me na obra, com imagem e texto, como enunciado – marcado pelo hibridismo – para abrir um diálogo sobre a experiência pós-colonial.

   

https://lesiamaruschak.com/

Biografia

Lesia Maruschak overlays and reconfigures traditional notions of imagery, often using the medium of photography as the subject itself. Her work frequently explores marginalized histories and notions of cultural identity. Blurring the lines between painting and photography, imagery and objecthood, physical and digital her work volleys between historical traditions and unconventional methods. Her diverse strategies such as hand sculpturing photographs, embedding paper with digital technology, and inserting herself into her work as a rückenfigur subsumed in the grandeur of the Canadian prairie landscape, anonymous, without identity, are the foci of her practice as she continues to explore making and being in relation to her lived experience. From photography to sculpture, text, film, and performance, her projects involve extensive field research both on and with archives, individuals, and institutions.

Born in 1961 in Saskatoon, Canada Maruschak currently works and lives between Alvena and Ottawa. She holds a MA from the University of Saskatchewan, and a MBA from the University of Ottawa. Her works are represented in the collections of The National Art Library, Victoria & Albert Museum in London, Thomas Watson Library at the Metropolitan Museum of Art in New York, the Maison Européenne de la Photographie in Paris, Boston Athenaeum in Boston, City of Ottawa Art Collection in Ottawa, David M. Rubenstein Rare Book & Manuscript Library at Duke University in Durham, Green Library-Special Collections at Stanford University in Stanford, Rare Books & Special Collections at the Library of Congress. in Washington, Butler Library-Special Collections at Columbia University in New York, among many others. Maruschak is also the founder of the newly formed MENEZVUT Collective, a group of indigenous and non-indigenous Canadian artists, some emerging and some of Canada’s most celebrated, manifesting their individual and co-created responses, to the decolonization of Canadian history, and the ensuing trauma. Maruschak is currently completing two books concerning Canada’s first world war internment operations supported by grants from the Canada First World War Internment Recognition Endowment Council, the Franko Foundation, the Wasylyk Foundation and the Ukrainian Credit Union Ltd.


   
   
   
   

Museu e Jardim
Terça a Sexta: 10:00 - 12:00 – 14:00 - 17:00
Sábado: 14:00 – 17:00

Galerias e Cafetaria
Terça a Sexta: 10:00 - 12:30 – 14:00 - 18:30
Sábado: 14:00 – 18:30

Encerra à Segunda-feira, Domingo e Feriados

 

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