O Museu Coleção e Jardim Exposições Fototeca Actividades Educação Edições
 

 

Concerto com o Duo Jost Costa

 

Yseult Jost e Domingos Costa, Piano a quatro mãos

29 maio 2021

 

Programa

 

Franz Schubert (1797-1828): Allegro em la menor « Lebensstürme » (Tempestades da vida) D. 947

Franz Schubert (1797-1828): Rondo em La maior D. 951  

 

Claude Debussy (1862-1918): La Mer (o mar)

três esboços sinfónicos para orchestra, transcrição para piano a quatro mãos do autor

I. De l’aube à midi sur la mer – très lent (do amanhecer ao meio dia no mar – muito lento)
II. Jeux de vagues – allegro (jogo das ondas – allegro)

III. Dialogue du vent et de la mer – animé et tumultueux (diálogo entre o vento e o mar – animado e tumultuoso)

 

Biografia

 

Duo Jost Costa Biografia

Sonoridades sensíveis, virtuosidade requintada e um gosto por programas originais são características do duo de pianistas criado em 2006 pelos pianistas Yseult Jost (França) e Domingos Costa (Portugal).  

Estudaram a solo e em duo nos Conservatórios de Belfort (Fr) e Braga (Pt), na Universidade Sorbonne (Paris), Musikhochschule Basel (CH), Musikhochschule Lugano (CH), Musikhoschule Detmold e na Hochschule für Musik und darstellende Kunst Stuttgart na qual concluiram o mestrado de „Piano Duo“ sob orientação de Hans Peter Stenzl.

Vencedores do Concurso Internacional « Grieg » para piano duo em Oslo, Noruega, no ano de 2008, (Prémio principal e três prémios especiais, entre eles o da melhor interpretação de música contemporânea) o duo de pianistas Jost Costa tem vindo a apresentar-se com projetos musicais inovadores em festivais e salas de concerto: Beethovenfest em Bonn (D) a convite da Bisneta de Richard Wagner – Nike Wagner, Festival En Blanco y Negro no Mexico, Festival Bowed Electrons na África do Sul (Cape Town, Pretoria e Johannesburgo) Casa da Musica Porto, Festival Zingster Klaviertage (D), Gesellschaftshaus Magdeburg (D), Palazzo Albrizzi Veneza (I), Festival Camino de Genere (I), Theaterhaus Stuttgart (D), Festival International de Musique de Besançon (F), no Stravinski Auditorium Montreux (CH), no Teatro TAPS Strasbourg (F), na Maison Heinrich Heine Paris (F), nos teatros nacionais em Montbéliard (F), Besançon (F), Dôle (F), no Wilhelma Theater Stuttgart, Consol Theater e Klangraum Flora em Gelsenkirchen (D), no Schowburg Almere (H), no grande Auditório da Norwegian Academy of Music Olso (N), no Festival Internationalen em Schwäbisch Gmünd (D), no Landesmuseum "Fruchtkasten" Stuttgart, entre outos.

Tem desenvolvido uma atividade concertistica com a Orchestre Dijon Bourgogne (FR), Philharmonie Schwäbisch Gmünd (DE) e Orchestra do Norte (PT).

Para além da abordagem do reportório e da forma de concerto tradicional, são diversas as atividades musicais resultantes da interação com artistas de vários domínios (concerto com teatro, dança, pintura, etc.). Acreditando na força e poder da Música como uma expressão artística capaz de unir, fortalecer e desvelar o potencial do ser humano, organizaram concertos em prisões nomeadamente Stammheim e Heimsheim (Alemanha), em hospitais e instituições para pessoas em situações de carência.

O Duo Jost Costa revela uma personalidade marcada por escolhas musicais eclécticas e polivalentes dando-nos a conhecer obras desconhecidas do grande público aliadas a obras do grande reportório. São assim criadas atmosferas de paralelismos inesperados e surpreendentes.

Inspirados pela virtuosidade e pela musicalidade telepatica do Duo, diversos compositores dos nossos dias criaram e dedicaram obras para piano a quatro mãos ao Duo Jost Costa, entre eles John Palmer (UK), Paulo Bastos (PT), Daniel Basomba (ES), Nicolas Jacquot (FR), Theo Herbst (ZA), Riccardo Vaglini (IT), Michael Walter (DE).

O seu grande interesse pelo repertório para dois pianos e orquestra levou-o a colaborar com as Ochestre Dijon Bourgogne (FR) e a Orchester Schwäbisch Gmünd (DE).

Desde 2016 o Duo Jost Costa encomenda obras para dança contemporânea e piano a quatro mãos. Entre elas se destacam novas coreografias com jovens coreógrafos como Jann Gallois (FR), Miquel G. Font (ES) et Nina Kurzeja (DE), de obras magistrais do século XX como Sacre du Printemps de Igor Stravinsky, Parade de Erik Satie, e a Création du Monde de Darius Milhaud. As representações foram acolhidas com grande entusiasmo pelo público e pelos críticos.

No mesmo ano o Duo desenvolveu um novo conceito de concertos didáticos em colaboração com o museu nacional de Baden Württemberg e o Município de Stuttgart. Mais de 2000 alunos do ensino primário na Alemanha tiveram assim a oportunidade de ser iniciados à escuta da música.

Yseult Jost e Domingos Costa são regularmente convidado como docentes pelas Universidades de Veneza (IT), Hamburg (DE), Cidade do Cabo (ZA), Pretoria (ZA), Johannesburg (ZA) assim como do Conservatoire à Rayonnement Départemental du Grand Belfort Henri Dutilleux (FR) e do Conservatório de Braga (PT).

O Duo Jost Costa realisou gravações para as Rádio Südwestrundfunk (Swr2), Westdeutscher Rundfunk (Wdr3), Deutsche Welle (DW), Radio BFC Classique (FR) e RTP Antena 2.

Foram condecorados pelo governo português pelos seus méritos na acção cultural internacional.

   
   
   

Terça a Sexta: 10:00 – 17:00
Sábado: 14:00 – 18:00
Encerra à Segunda-feira e Domingo

 

Av. Central 61
4710-228 Braga  Portugal

+351 253 601 275

sec@mns.uminho.pt

   

mns ©2021