O Museu Coleção e Jardim Exposições Fototeca Actividades Educação Edições
 

 

Concerto com Nuno Marques

Concerto de Piano



10 julho 2021 > 17H

Ingresso pago


Programa

 
J.S. Bach (1675-1750)
Partita n.o 6 em mi menor BWV 830
Toccata
Allemande
Corrente
Air
Sarabande
Gavotte
Gigue

F. Liszt (1810-1886)
Sonata em Si menor

 
Biografia

 
O pianista português Nuno Marques, está actualmente radicado em Nova York onde desenvolve a sua carreira e dirige o Porto Pianofest- Festival Internacional de Música do Porto. É um dos pianistas mais activos da sua geração e um músico versátil, sentindo-se igualmente em casa a tocar a solo, música de câmara ou em colaborações com outras formas de expressão artística.
A sua actividade concertística mais recente levou-o a tocar em importantes salas e festivais na Europa, EUA e Ásia, com destaque para duas performances no Carnegie Hall. Nuno Marques completou também duas digressões pela China e foi convidado a leccionar masterclasses em Portugal, Espanha, World Piano Congress na Sérvia, Myanmar, China e América do Norte.
Após terminar a sua formação inicial no Conservatório em Portugal, mudou-se para Londres graduando-se na Guildhall School of Music and Drama, onde estudou com Artur Pizarro e Caroline Palmer. Após terminar a licenciatura concluiu o mestrado em performance no Royal College of Music, com Niel Immelman e ainda um segundo mestrado em Pedagogia da Música na Universidade de Aveiro. Mais tarde, a sua carreira levou-o a Nova York, onde frequentou a NYU, estudando com José Ramón Méndez. Na NYU foi recipiente da prestigiada Reinhold Scholarship, que suportou os seus estudos, lhe ofereceu a oportunidade de fazer a sua estreia em concerto nessa cidade e lhe permitiu lecionar no departamento de piano da universidade. Completou o doutoramento em performance na Rutgers University. Os seus estudos foram apoiados pela União Europeia (DfES), NYU, Fundação Gulbenkian e a AAMSL.
Ao longo da sua formação, teve a oportunidade de trabalhar com reputados pianistas tais como Lazar Berman, Irina Zaritzkaya, Vitaly Margoulis, Alexander Kobrin, or Dominique Weber; e música de câmara com Bernard Greenhouse (Beaux Arts Piano Trio), Takacs Quartet, Florestan Piano Trio, Gary Hoffman e Ilia Grubert.
Foi laureado também em concursos de piano e música de câmara em Portugal e Inglaterra.
Como solista, Nuno Marques actuou com a Orchestra for Myanmar, num projecto humanitário de desenvolvimento cultural deste país com jovens da minoria Rohingya; com a Orquestra Artave e a Orquestra do Norte em Portugal. Gravou também para a editora Centro Atlântico e Antena2.
Com um amplo interesse na música de câmara fundou diversos grupos com quem actuou por toda a Europa. A sua paixão pela música contemporânea levou-o a colaborar com destacados ensembles, tendo também encomendado e estreado diversas obras a compositores contemporâneos.
Nuno Marques é o director musical da companhia Stars of American Ballet, fundada por Daniel Ulbricht – bailarino principal do NYC Ballet. Com essa companhia actuou em espectáculos de ballet e piano, em digressões por Estados Unidos, Israel, Hungria e Portugal.
Em 2016 fundou o Porto Pianofest, um novo festival internacional de piano sediado na cidade do Porto que junta, em masterclasses e concertos abertos ao público, pianistas de renome a jovens talentos da música. Nuno Marques é o fundador e director artístico do festival.

   
   
   

Museu e Jardim
Terça a Sexta: 10:00 - 12:00 – 14:00 - 17:00
Sábado: 14:00 – 17:00

Galerias e Cafetaria
Terça a Sexta: 10:00 - 12:30 – 14:00 - 18:30
Sábado: 14:00 – 18:30

Encerra à Segunda-feira, Domingo e Feriados

 

Av. Central 61
4710-228 Braga  Portugal

+351 253 601 275

sec@mns.uminho.pt

   

mns ©2021